Presidente do PCdoB confirma que Lula não será candidato a presidente

Presidente do PCdoB confirma que Lula não será candidato a presidente

Para a dirigente, Lula saindo de cena, os votos do PT podem migrar até para Bolsonaro. O PCdoB é um aliado histórico do ex-presidente.

A presidente do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE), confirmou em reunião no diretório nacional na última sexta-feira (20) que Lula não será candidato, que a intenção da legenda no pleito nacional é de que o partido entre numa unidade de esquerda, com PT, PDT e PSB, mas que seria bem difícil porque o principal nome que conseguiria unir a esquerda não estará no pleito, em referência à Lula.

“O que ocorre? Uma coisa é você ter Lula. Lula candidato a presidente da República não dá para ninguém, é todo mundo se juntar e a gente fazer um bom debate. Mas acontece que não é Lula o candidato. Será um candidato do PT”, disse Luciana Santos (PCdoB).

A informação tem grande propriedade, haja vista que a fala da dirigente ocorreu logo após a reunião entre dirigentes do PT e do PCdoB em São Paulo, com foco nas eleições para presidente.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) já havia também apontado que Lula não será candidato: “Eu não rivalizo com Bolsonaro, rivalizo com Lula, e Lula não será candidato”.

Lula em situação difícil

O ex-presidente é atualmente um condenado em segunda instância por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, além de ser réu por mais seis outros processos na Justiça por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência. O petista teria recebido cerca de 40 milhões de reais em propina, pessoalmente ou em seu benefício. Sob Lula ainda percorre outras denúncias como formação de organização criminosa no PT e obstrução à Justiça no governo Dilma, denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Especialistas que seguem o entendimento da Lei da Ficha Limpa asseguram que Lula está inelegível. Outras siglas analisam uma possível aliança com cautela, tendo em vista o alto desgaste do PT, que por sua vez sustenta numa eventual candidatura de Lula como estratégia eleitoral.

Sobre esse ponto, a presidente do PCdoB diz que “essa tática de levar a candidatura de Lula até as últimas consequências é de altíssimo risco”.

Não é Lula que vai ser enfrentado, é o PT. Luciana Santos, presidente do PCdoB

Luciana Santos, presidente do PCdoB, durante reunião do partido na sexta-feira (20)

A presidente do Partido Comunista do Brasil analisa ainda que os votos de Lula estariam divididos sem a presença do líder: “Quando você tira Lula da cena, não quer dizer que os votos vão para o candidato do PT. Tanto é que uma turma vai para Marina [Silva, da Rede]. Até para Bolsonaro vai”, avalia Luciana.

Previsões para as eleições

Nestas eleições de 2018 o PCdoB terá candidatura própria, lançando como pré-candidata, a deputada estadual Manuela D’Ávila (RS), algo inédito, já que desde 1989 a sigla tem apoiado o PT em todas as eleições presidenciais.

Sem Lula, o cenário aponta uma possível vitória para Bolsonaro, já que lidera em todas as pesquisas, como a última do Datafolha, divulgada em 10 de junho.

Com informações do UOL.
GOSTOU? COMPARTILHE

Deixe seu cometário!

Colunista

SAÚDE – KELLY TEIXEIRA

Médica e Terapeuta Ocupacional, especialista em Saúde Mental

Colunista

POLÍTICA – WACY FREITAS

Jornalista e Advogado

Colunista

FAMÍLIA – Laércio Castro

Pastor, Jornalista, Conferencista e Terapeuta Familiar

Colunista

A Grande Jogada – Wallas Casanova

Jornalista e apresentador do Programa “A Grande Jogada” na Rádio Líder FM

Colunista

Timeline – Karleany Costa

Apresentadora do Programa “Timeline” na Rádio Líder FM

Colunista

Multicoisas – Nome do colunista

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto

Colunista

Líder debate – Nome do colunista

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto

Colunista

Moda e beleza – Nome do colunista

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto

Colunista

Música Gospel – Nome do colunista

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *