Moradores de um distrito chamado Innaarsuit, na Groenlândia (CNN), estão assustados com um iceberg que avança rumo à costa onde fica a comunidade.
Innaarsuit é uma pequena ilha no oeste da Groenlândia que durante o inverno fica totalmente no escuro, neste verão uma imprevisível montanha de gelo de 11 milhões de toneladas estacionou ao lado dessa comunidade pesqueira isolada assustando seus 170 moradores.
“É o maior que já vimos aqui”, diz a vereadora Susanne Eliassen, gesticulando em direção ao iceberg. Instituto Meteorológico Dinamarquês informou a CNN que ele está cerca de 100 metros acima da água – aproximadamente a mesma altura que o Big Ben de Londres.
Constantemente mudando
Foram registradas várias rachaduras em todas as superfícies, algumas muito profundas, mesmo à distância você pode ouvir o degelo correndo sem parar e de vez em quando soa um estrondo alto vindo de dentro, seguido por uma parte do gelo caindo na água.
Como todos os icebergs, este está sempre mudando e se aproximando do fim, as pessoas em Innaarsuit temem que acabe violentamente com um rompimento repentino, causando fortes ondas e inundação do vilarejo.
A aldeia é composta por cerca de 50 casas pintadas em cores vivas espalhadas por um vale e pelas colinas em redor. Alguns são decorados com troféus de caça – ossos de foca e baleia, crânios de ursos polares. O silêncio aqui é quebrado apenas por equipes de cães de trenó, amarrados ao redor do assentamento, muitas vezes uivando juntos. O novo vizinho iceberg é sem dúvidas um atrativo e tanto, mas não menos assustador.