Estiagem aumenta número de queimadas em Imperatriz

Estiagem aumenta número de queimadas em Imperatriz

Índice de ocorrências entre os meses de maio e julho deste ano subiu de cinco para 40 casos de incêndios no município, segundo INPE.

A estiagem tem aumentado o número de queimadas nos últimos três meses em Imperatriz, a 626 km de São Luís. O índice de ocorrências entre os meses de maio e julho deste ano subiu de cinco para 40 casos de incêndios no município segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com o Inpe, de janeiro a julho deste ano foram registradas 2.276 queimadas no estado do Maranhão. O número é 4% menor que as 2.343 queimadas no mesmo período do ano passado, mas ainda preocupa.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel Wilni Barbosa, é preciso que a comunidade não faça uso do fogo para limpeza de terreno na área urbana de Imperatriz. Ele acrescenta que o Corpo de Bombeiros está fazendo um relatório das áreas queimadas a fim de tomar as providências.

“Daqui para a frente esses números vão aumentar cada vez mais nessas ocorrências. A gente vem deixar esse alerta para a comunidade não fazer uso do fogo para limpeza de terreno na área urbana da cidade, mesmo porque é proibido. A pessoa pode responder criminalmente. O Corpo de Bombeiros vai está fazendo um relatório dessas áreas que estão sendo queimadas na área urbana da cidade e encaminhar ao órgão competente, que é a Secretaria de Meio Ambiente, para as providências cabíveis”, explicou o tenente-coronel Wilni Barbosa.

O clima quente e seco favorece para que as chamas se propaguem. Por isso para o Corpo de Bombeiros alerta que os próximos meses são considerados críticos no que se refere aos registros de queimadas. O comandante Wilni ressalta que é preciso ter cautela quando realizar queimadas. “Que faça isso num horário de menor temperatura, de menor vento e com várias pessoas ao mesmo tempo para você controlar aquela área e não deixar que ela se propague para uma área não desejável”, finalizou.

Do G1
GOSTOU? COMPARTILHE

Deixe seu cometário!

Colunista

SAÚDE – KELLY TEIXEIRA

Médica e Terapeuta Ocupacional, especialista em Saúde Mental

Colunista

POLÍTICA – WACY FREITAS

Jornalista e Advogado

Colunista

FAMÍLIA – Laércio Castro

Pastor, Jornalista, Conferencista e Terapeuta Familiar

Colunista

A Grande Jogada – Wallas Casanova

Jornalista e apresentador do Programa “A Grande Jogada” na Rádio Líder FM

Colunista

Timeline – Karleany Costa

Apresentadora do Programa “Timeline” na Rádio Líder FM

Colunista

Multicoisas – Nome do colunista

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto

Colunista

Líder debate – Nome do colunista

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto

Colunista

Moda e beleza – Nome do colunista

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto

Colunista

Música Gospel – Nome do colunista

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *